REUTERS
WASHINGTON - Desafiando números indicados por pesquisas, a democrata Hillary Clinton bateu Barack Obama nas primárias eleitorais de New Hampshire, na terça-feira, abrindo caminho para uma dura e, possivelmente longa, disputa pela indicação do partido para concorrer nas eleições presidenciais de novembro.
A conquista de Hillary, após um decepcionante terceiro lugar na prévia de Iowa, contrariou uma série de sondagens que indicavam que ela voltaria a perder em New Hampshire. Agora, a batalha democrata volta-se para os Estados de Nevada e Carolina do Sul.
'Ouvi vocês e, no processo, encontrei minha própria voz', disse Hillary a uma multidão de seguidores em Manchester.
Pelo lado republicano, John McCain selou sua volta política ao vencer Mitt Romney, em uma conquista que recuperou sua abalada campanha, que passou por dificuldades nos últimos meses.
A vitória do senador do Arizona embaralha ainda mais a nomeação por um candidato do Partido Republicano para suceder o presidente George W. Bush.
Os dois pré-candidatos conseguiram vitórias apertadas em New Hampshire. Hillary teve 39 por cento dos votos, contra 37 por cento de Obama, enquanto McCain ficou com 37 por cento, contra 32 por cento de Romney.