Detran do Amazonas começa a fiscalizar motociclistas na sexta-feira

JB Online

RIO - O Departamento de Trânsito (Detran) em Manaus começa nesta sexta-feira as ações de fiscalização de acordo coma as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecidas para motociclistas de todo o país.

A diretora-presidente do Detran no Amazonas, Mônica Melo, destaca a importância da medida não só para garantir a segurança dos condutores e passageiros das cerca de 80 mil motocicletas registradas na capital amazonense, mas também de todo o trânsito de um modo geral.

Ela afirma que os casos de acidentes envolvendo esse meio de transporte são crescentes no país e que, apesar do Amazonas ter registrado reduções significativas de até 35%, os números ainda são consideravelmente elevados, o que pode ser revertido com a ajuda de motoristas mais prudentes no dia-a-dia das ruas da cidade.

As resoluções do Contran, válidas desde o dia 1º deste mês, incluem mudanças destinadas a aumentar a segurança no trânsito e diminuir os acidentes que envolvem motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

Entre as alterações está a obrigatoriedade do uso de capacetes com adesivo refletivo nas laterais e na parte traseira e ainda o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Os baús de transporte de carga também devem ser equipados com faixas refletivas. Além disso, também fica proibido o uso de película nas viseiras ou de viseiras escuras durante a noite. O descumprimento das novas regras irá constar como falta gravíssima na habilitação do condutor, está sujeito a multa de R$ 191,54 e até ao recolhimento do veículo.

Em nota, a direção da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) informou que é favorável às novas medidas, porque acredita que servirão para melhorar a qualidade do trânsito e vão promover mais segurança aos condutores de motos. A entidade também considera benéfica a intensificação da fiscalização no uso da motocicleta em todo território nacional.

Com informações da Agência Brasil.