Sarkozy deixa entrever que se casará com Bruni

Agência EFE

PARIS - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, reconheceu nesta terça-feira a 'seriedade' de sua relação com a cantora Carla Bruni e deixou entrever que acabará em casamento, mas evitou especificar uma data para a cerimônia.

O jornal francês 'Le Journal du Dimanche' publicou no domingo que Sarkozy e Bruni se casarão em 9 de fevereiro. Hoje o presidente se limitou a admitir que a relação é séria, mas que nenhum jornal fixará a data do casamento.

- É possível que os senhores saibam quando já tiver acontecido - afirmou Sarkozy na primeira entrevista coletiva do ano, na qual revisou a situação da França e anunciou alguns projetos.

A segunda pergunta dos jornalistas foi direta, referente ao hipotético casamento com Bruni, com quem é visto desde o fim de novembro, após ter se separado em outubro de Cécilia.

- É extraordinário que os senhores tenham esperado a segunda pergunta (para perguntar sobre Bruni). O mundo inteiro está curioso - ironizou Sarkozy, que aproveitou para criticar veladamente seus antecessores pela vida privada que levavam.

Presidentes como Valéry Giscard d'Estaing, François Mitterrand e Jacques Chirac foram alvo de comentários sobre relações que mantiveram à margem de seus casamentos.

Sarkozy disse que dentro da 'ruptura' que quer aplicar em sua gestão e maneira de se comportar como presidente está não agir 'com a hipocrisia e a mentira' no que diz respeito a relações pessoais, mas disse que não quer julgar os outros.

Ele lembrou que com Carla Bruni fez coisas normais, como passar um feriado na EuroDisney com o filho dela e visitar as pirâmides de Gizé e os monumentos de Luxor durante férias no Egito.

- Não quero instrumentalizar (a relação) nem ocultar nada, mas que não enviem fotógrafos - afirmou.

Sarkozy fez uma alusão clara a Mitterrand quando disse que esteve com sua namorada no Egito, para onde viajou em um avião particular, enquanto o ex-presidente socialista foi a esse país de férias, em avião oficial, com sua amante e a filha que tinha com esta.