Obama e McCain vencem primeiras votações das prévias de New Hampshire

Agência EFE

WASHINGTON - O senador Barack Obama, do Partido Democrata, e o senador John McCain, do Republicano, levaram a melhor nas votações que deram início às prévias de New Hampshire, realizadas a partir da madrugada de hoje em duas minúsculas cidades do Norte do estado, afirmaram as autoridades.

A lei eleitoral de New Hampshire permite que as cidades com menos de 100 habitantes iniciem a votação logo após a meia-noite, e a encerrem quando todos os seus eleitores registrados tiverem votado.

De fato, os resultados das duas cidades têm relevância mínima na apuração total de votos do Estado, mas os analistas acham que é uma previsão do que pode vir a ser o resultado final das prévias.

No povoado de Hart''s Location, onde vivem 42 pessoas, McCain, do Arizona, recebeu seis votos; o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee teve cinco; o representante do Texas, Ron Paul, teve quatro votos; e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney teve dois.

Na mesma cidade, Obama, senador por Illinois, teve nove votos; a senadora por Nova York Hillary Clinton recebeu três, e o ex-senador de Carolina do Norte John Edwards ficou com apenas um.

Na cidade de Dixville Notch, de apenas 75 habitantes, McCain teve quatro votos; Romney dois e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani recebeu um.

Entre os democratas, Obama teve sete; Edwards dois e o governador do Novo México, Bill Richardson, ficou com um.

Em todo o Estado, onde cerca de 500 mil cidadãos são eleitores, as mesas de votação serão fechadas às 23h (de Brasília).