Irã confirma incidente com navios dos EUA, diz agência

REUTERS

TEERÃ - O Irã confirmou nesta segunda-feira que houve um 'incidente' entre navios iranianos e norte-americanos, mas não deu detalhes, informou uma agência de notícias do Irã após Washington ter dito que embarcações iranianas ameaçaram navios dos EUA no Estreito de Ormuz.

O Pentágono disse que cinco embarcações iranianas fizeram manobras agressivas e mostraram um comportamento hostil contra três navios da Marinha norte-americana, no sábado, em uma entrada estreita do Golfo, uma importante rota do petróleo.

De acordo com o Pentágono, o incidente foi grave. A Defesa norte-americana descreveu as ações iranianas como 'imprudentes e potencialmente hostis' e disse que o governo do Irã precisa dar uma explicação.

Mas o Irã minimizou o incidente, afirmando que não foi nada anormal. O porta-voz do Ministério do Exterior, Mohammad Ali Hossein, disse que, como em outros casos, este 'incidente' foi resolvido quando os dois lados se identificaram um ao outro.

- O exemplo que aconteceu no sábado foi similar a casos anteriores, e é algo comum e natural', disse Hosseine à agência de notícias oficial do Irã, Irna.

- Essa é uma questão normal que acontece dos dois lados de vez em quando, e após a identificação de ambos os lados, a questão foi resolvida - acrescentou o porta-voz, sem dar detalhes.

O incidente foi o mais recente sinal de tensão entre Irã e EUA, após a longa discussão causada pelas acusações de Washington sobre o programa nuclear iraniano.