Neve e chuva na costa oeste dos EUA deixam dois mortos

Agência AFP

SÃO FRANCISCO - Fortes chuvas e nevascas caíram neste domingo no oeste dos Estados Unidos pelo terceiro dia consecutivo, deixando dois mortos, informaram as autoridades.

Um homem morreu em Yuba City (ao norte de Sacramento) na queda de uma árvore, enquanto que uma mulher se afogou depois de ser arrastada pela força das águas no condado de San Bernardino, nas proximidades e Los Angeles, afirmou a porta-voz dos Serviços de Emergência da Califórnia, Jodi Traversaro.

As chuvas foram tão fortes que em algumas regiões da Califórnia, o nível d''água chegou aos 250 mm. Enquanto isso, em pontos montanhosos da Califórnia e na vizinha Nevada, o nível de neve alcançou os dois metros, informou o Serviço Meteorológico americano.

Cerca de 110.000 casas e lojas foram afetadas por apagões em toda Califórnia. Mas a situação foi pior na sexta-feira, quando este número chegou a 800.000 na pior da série de tempestades que assolou San Francisco e suas redondezas.

Os serviços de resgate e emergência estão em alerta para possíveis deslizamentos de terras nas regiões devastadas no ano passado pelos incêndios na Califórnia, acrescentou a porta-voz.