Agência EFE
NAÇÕES UNIDAS - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, está 'extremamente preocupado' pelo atraso na escolha de um novo presidente para o Líbano, após o fim do mandato de Emil Lahoud no dia 24 de novembro.
A porta-voz da ONU, Marie Okabe, afirmou que nos últimos dias o secretário-geral conversou com líderes políticos libaneses, como o primeiro-ministro, Fouad Siniora, o chefe do Parlamento libanês, Nabih Berri, e o líder da maioria parlamentar, Saad Hariri, para tentar encontrar uma solução.
Ban 'considera que este é o momento ideal para que este assunto seja resolvido', disse Okabe.
- O secretário-geral manterá contato com os políticos libaneses responsáveis, diante do povo do Líbano e de seu futuro, por encontrar uma solução - acrescentou.
O Líbano está sem um presidente desde o fim do mandato de Lahoud, já que o Parlamento não conseguiu escolher um sucessor após seis tentativas, por causa de divergências entre a maioria e a oposição.
A nova convocação está marcada para sexta-feira, mas fontes políticas afirmaram em Beirute que é improvável que o novo presidente seja eleito nesta data.