ASSINE
search button

Comunidade Britânica inicia cúpula após suspender Paquistão

Compartilhar

Agência AFP

CAMPALA - Os chefes de Estado e governo da Comunidade Britânica de Nações, Commonwealth, inauguraram nesta sexta-feira, em Campala, sua reunião de cúpula bienal, a portas fechadas, um dia depois de a organização ter suspendido o Paquistão.

A Commonwealth suspendeu o Paquistão depois de vencido o ultimato que a organização deu para que Islamabad suspendesse o estado de exceção decretado em 3 de novembro e reinstaurasse os direitos civis.

O ministério das Relações Exteriores paquistanês, por sua vez, criticou duramente nesta sexta-feira a suspensão do Paquistão, classificando a decisão de "irracional e injustificada" e anunciou a possível revisão da futura cooperação com essa organização.

- O governo de Islamabad lamenta profundamente a decisão da Comunidade Britânica, que não leva em conta as condições que fizeram o Paquistão decretar o estado de exceção - afirma o ministério em um comunicado.

Segundo a nota, o estado de exceção foi necessário para fazer frente a "uma séria crise interna" no país.

A suspensão de um país na Comunidade é um gesto muito simbólico, pois apenas impedirá a participação do Paquistão nas reuniões e atividades intergovernamentais da organização e impedirá sua participação em programas de assistência.

A inauguração da cúpula de três dias nesta sexta-feira contou com a presença da rainha Elizabeth II, a chefe da Comunidade e chefe de Estado de 16 países membros, entre eles o Canadá e a Austrália, onde é representada por um governador-geral.

- Estou encantada de me reunir com vocês aqui, em Campala, e constatar que a Commonwealth goza de uma saúde - declarou a rainha.

- Esta cúpula é onde as agendas políticas se concretizam. É o apogeu de duas semanas de atividades (...) de organizações da sociedade civil, empresários e de nossos ministros das Relações Exteriores - afirmou, por sua vez, o secretário-geral da Commonwealth, Don McKinnon.

Ao final da cerimônia de inauguração, os líderes iniciaram um "retiro" a portas fechadas, que seguirá até o fim da cúpula em um luxuoso hotel da periferia de Campala.

A atmosfera informal do encontro é interpretada como um fator que pode favorecer o contato entre os dirigentes presentes.

Nas reuniões de cúpula anteriores, as decisões foram adotadas por consenso.

Um dos temas-chave do encontro de Campala é a mudança climática, que ameaça gravemente muitos arquipélagos e ilhas membros da Commonwealth.

Criada em 1931 e presente em todos os continentes, a Comunidade Britânica abrange 53 países independentes, total ou parcialmente de língua inglesa, que reagrupa a Grã-Bretanha e a maior parte de suas antigas colônias, representando atualmente 1,7 bilhão de habitantes, ou seja, 30% da população mundial.