ASSINE
search button

Arábia Saudita anuncia que vai participar de conferência de paz

Compartilhar

REUTERS

CAIRO - O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita disse na sexta-feira que vai participar da conferência que pretende relançar as negociações de paz entre israelenses e palestinos. Estados Unidos e Israel esperam que a iniciativa reforce as esperanças de sucesso da reunião.

A participação saudita na conferência, que acontece no dia 27 de novembro em Annapolis, nos EUA, pode facilitar a obtenção de um acordo, já que estaria em jogo a paz entre Israel e o mundo árabe.

A Síria, antiga rival de Israel, disse na sexta-feira que os EUA concordaram em colocar a questão das Colinas do Golã na agenda da conferência, mas afirmou que o governo sírio só vai decidir se participa ou não quando receber a programação. A Síria já havia dito várias vezes que só iria à conferência se a questão das colinas, ocupadas por Israel desde 1967, estivessem na agenda.

'O grupo árabe de acompanhamento da paz decidiu aceitar o convite para participar da conferência de paz de Annapolis em nível ministerial', disse o ministro saudita, príncipe Saud al-Faisal.

Ainda não se sabe até que ponto a conferência vai tocar nos problemas mais cruciais da região -- fronteiras, assentamentos, a situação de Jerusalém e o destino dos refugiados palestinos --, que emperraram todas as tentativas anteriores de negociação.

Representantes israelenses e palestinos estavam com dificuldades para obter um documento conjunto prévio à conferência, que tratasse dos problemas em termos gerais, e o Egito disse não ter certeza de que o documento vá ficar pronto até terça-feira.

Os EUA convidaram cerca de 40 países para as negociações.