ASSINE
search button

Elizabeth II anuncia com pompa plano de governo de Brown

Compartilhar

Agência AFP

LONDRES - A luta contra o terrorismo e a imigração e medidas de ajuda aos jovens são os principais pontos do programa de governo do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apresentado, como todos os anos, pela rainha Elizabeth II na pomposa abertura formal do Parlamento. Usando um longo abrigo de arminho branco e sua pesada coroa de diamantes, safiras e rubis, Elizabeth II, 81 anos, chegou ao Parlamento britânico na companhia de seu marido, Philip, após um breve passeio de carruagem como manda a tradição.

O discurso lido pela rainha acomodada num trono instalado na câmara alta de Westminster definiu a agenda política do governo para os próximos 12 meses.

Em seu discurso, Brown anunciou 23 projetos legislativos, que incluem o fortalecimento de medidas contraterroristas e os planos para frear a imigração.

Anunciou também reformas do sistema de justiça, saúde, aposentadorias, educação e do financiamento dos partidos.

Mas deu ênfase às medidas para combater o desemprego entre os jovens, melhorar os serviços para crianças carentes e estimular o acesso à moradia, com que Brown espera recuperar a iniciativa política e a simpatia com que contava quando assumiu o poder em junho passado, substituindo Tony Blair.

Segundo as pesquisas mais recentes, as semanas de intensas especulações sobre uma eleição que não chegou a se concretizar deterioraram a imagem de Brown, cuja popularidade caiu muito nas últimas semanas.