Secretário-geral da ONU visitará o Brasil

Agência EFE

EUA - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitará o Brasil em novembro, encerrando assim uma viagem pela América Latina que começa na próxima semana, para assistir à XVII Cúpula Ibero-Americana e inspecionar os efeitos da mudança climática na região, anunciou nesta terça-feira a organização.

No Brasil, Ban deve inspecionar uma usina produtora de etanol e conversar com grupos indígenas da região amazônica, além de visitar Brasília.

A viagem começará por Buenos Aires, de onde o secretário-geral vai a Santiago do Chile para participar da Cúpula Ibero-Americana, de 8 a 10 de novembro, segundo Michèle Montas, porta-voz da ONU.

Ainda no Chile, o dirigente vai visitar a cidade de Punta Arenas, na região do Estreito de Magalhães, sob o buraco na camada de ozônio, e o Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, para conhecer os efeitos da mudança climática no desaparecimento das geleiras.

A porta-voz acrescentou que Ban viajará à Antártida para conversar com os integrantes de um centro de pesquisa científica.

Depois de passar pelo Brasil, Ban viajará à cidade espanhola de Valência para assistir ao lançamento do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), dia 17 de novembro. O grupo recebeu o Prêmio Nobel da Paz 2007 por seu trabalho de difusão do perigo do aumento de temperatura do planeta.

Montás também confirmou que Ban vai à reunião ministerial sobre o Iraque do próximo sábado, na Turquia.