Mottaki visita Damasco para promover colaboração entre Irã e Síria

Agência EFE

DAMASCO - O ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, iniciou na segunda-feira um visita a Damasco para enviar uma mensagem ao presidente sírio, Bashar al-Assad, a fim de estreitar a colaboração entre os dois países frente à crescente pressão internacional.

Fontes sírias informaram que o ministro iraniano entregará uma carta a Assad, em nome do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, sobre formas de coordenação para fazer frente à pressão do Ocidente.

Mottaki lidera uma delegação iraniana que se reunirá com responsáveis políticos sírios durante esta visita de um dia, na qual também serão discutidos a situação na região e assuntos bilaterais.

Entre os temas que estão na agenda do ministro iraniano está a tensa situação entre a Turquia e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na fronteira turco-iraquiana e a eleição presidencial libanesa.

Esta viagem de Mottaki à Síria ocorre antes da reunião de 2 de novembro, em Istambul, dos países vizinhos do Iraque para falar sobre segurança.