Boca-de-urna aponta ascensão de conservadores em eleições na Bulgária

Agência EFE

SÓFIA - O atual prefeito de Sófia, o conservador Boyko Borisov, deve ser reeleito já no primeiro turno das eleições municipais búlgaras, realizado neste domingo, segundo as primeiras pesquisas de boca-de-urna divulgadas.

As projeções das enquetes após o fechamento das urnas apontam que Barisov ganhou em Sófia com 50% dos votos, e que seu partido - o Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (Gerb) - é um dos dois primeiros colocados no que diz respeito ao número de vereadores eleitos nas principais cidades da Bulgária.

Assim, os analistas políticos já comentam que o Gerb, de centro-direita, e seu principal adversário nessas eleições, o governante Partido Socialista, são agora as duas principais legendas no país.

Hoje na Bulgária foram realizadas as primeiras eleições municipais depois da adesão do território à União Européia (UE) em 1º de janeiro último.

O pleito foi considerado um teste para a coalizão governante dirigida pelos socialistas, na metade do mandato presidencial.

Além disso, as eleições apresentam um novo atrativo para os inúmeros candidatos inscritos nos 88 partidos e coalizões participantes. Os futuros representantes municipais já vão dispor de fundos da UE para programas de desenvolvimento regional na Bulgária.