ASSINE
search button

Yu Zhengsheng é escolhido secretário-geral do Partido Comunista chinês

Compartilhar

Agência EFE

PEQUIM - O político Yu Zhengsheng foi eleito novo secretário-geral do Partido Comunista da China, em substituição a Xi Jinping, que na segunda-feira passada tornou-se membro do Comitê Permanente do Politburo, informou a agência estatal 'Xinhua'.

Yu, de 62 anos e até agora secretário-geral na província de Hubei (Centro), passa a ocupar um dos cargos com mais prestígio no PCCh, que é visto como uma plataforma para chegar à cúpula nacional, como ocorreu com Xi.

O ex-presidente Jiang Zemin e o ex-primeiro-ministro Zhu Rongji, por exemplo, ocuparam essa posição antes de chegar ao poder central.

Quatro políticos ocuparam o cargo nos últimos dois anos, entre eles Chen Liangyu - de 2002 a 2006 -, destituído por protagonizar o maior escândalo de corrupção da época na China, e que causou um terremoto político no braço do PCCh em Xangai.

O até agora secretário-geral em Xangai, Xi Jinping (54 anos), é visto pelos analistas como um dos dois principais candidatos a suceder Hu Jintao como secretário-geral do PCCh e presidente da China (o outro é Li Keqiang, de 52 anos).