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Cartaz com recém-nascido gay gera polêmica na Itália

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REUTERS

ROMA - A foto de um bebê usando uma pulseira de identificação na qual se lê a palavra 'homossexual', parte de uma campanha contra a homofobia, provocou uma grande controvérsia na Itália.

A imagem do recém-nascido de bochechas rosadas, acompanhada do slogan 'A orientação sexual não é uma escolha', em breve será exibida em outdoors de toda a Toscana.

Mas o Vaticano e políticos conservadores rapidamente criticaram o anúncio, que teve cópias publicadas em jornais italianos.

O parlamentar Luca Volonte, cristão-democrata, afirmou que usar um recém-nascido para sugerir o caráter inato da inclinação homossexual é algo 'fraudulento e vergonhoso'. Segundo a senadora Maria Burani Procaccini, da oposição conservadora, cabeças deveriam rolar por conta da campanha.

Por seu lado, o Vaticano, que não considera as inclinações homossexuais pecaminosas, mas que condena as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, considerou a questão estranha.

- Não há necessidade de fazer um anúncio desse tipo - declarou a repórteres o principal diplomata do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que ocupa o cargo de secretário de Estado.

Já para o Arcigay, um grupo italiano de defesa dos direitos dos homossexuais, o cartaz representa um avanço na luta pela igualdade de direitos.

- Sou a favor do anúncio porque ele manifesta um conceito do qual estou convencido há algum tempo --o de que a homossexualidade não é uma escolha - afirmou o advogado gay Franco Grillini.

- Um homossexual possui apenas duas opções: ou aceita sua sexualidade ou vive infeliz.

Nem todos os ativistas gays deixaram-se convencer. O filósofo Gianni Vattimo disse que o anúncio pode sugerir que os gays e as lésbicas formam uma raça à parte.

O congressista transgênero Vladimir Luxuria, de esquerda, afirmou ter ficado perplexo com a escolha da imagem.

Elaborada pela fundação canadense Emergence, a polêmica campanha já circulou em Québec.

O consultor Agostino Fragai participou do processo de escolha da campanha para ser lançada na rica e historicamente progressista Toscana. E disse saber que a imagem geraria um debate, mas ressaltou ser importante chamar atenção para o assunto.

- Nós a escolhemos porque se trata de um outdoor incisivo, mas delicado, com um bebê nele - afirmou Fragai.