REUTERS
WASHINGTON - A Al Qaeda continua sendo a ameaça terrorista mais séria e perigosa contra os Estados Unidos e deve intensificar seus esforços para infiltrar agentes no país, disse um relatório da Casa Branca nesta terça-feira. O texto diz que o grupo islâmico conseguiu proteger sua liderança, substituiu seus lugares-tenentes e conseguiu um esconderijo nas áreas tribais do Paquistão, e continua buscando armas de destruição em massa (químicas, biológicas, radiológicas ou nucleares).
Essa Estratégia Nacional de Segurança Doméstica é atualização de um documento emitido em julho de 2002 pela Casa Branca, ainda antes da ocupação do Iraque. Ele incorpora as conclusões de uma estimativa de inteligência nacional feita este ano, que já alertava para a persistência da ameaça da Al Qaeda.
- Embora tenhamos descoberto apenas um punhado de indivíduos nos Estados Unidos com laços com a cúpula da Al Qaeda, o grupo provavelmente vai intensificar seus esforços para colocar agentes aqui na pátria - disse o relatório.
Fran Townsend, assessora de segurança doméstica da Casa Branca, disse que identificar agentes da Al Qaeda dentro dos EUA é 'a maior prioridade individual' do FBI e do Departamento de Justiça.