Nascidos em janeiro podem sacar abono do PIS a partir de terça-feira

Agência JB

RIO - Trabalhadores nascidos no mês de janeiro podem sacar o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), a partir desta terça-feira, dia 9.

O calendário 2006 do PIS/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já beneficiou, de agosto até o final de setembro, mais de 8,7 milhões de trabalhadores de baixa renda, de um total de 13,9 milhões de identificados.

Os que ainda não receberam o abono de um salário-mínimo (R$ 380) devem observar o cronograma de pagamento (ver tabela), que se encerra em 30 de junho de 2008. Os saques do PIS são feitos nas agências da Caixa Econômica Federal.

Para receber o abono, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos (até 2002); ter trabalhado com carteira profissional durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006), assinada por empregadores cadastrados no Conselho Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); e ter recebido neste período, em média, até dois salários-mínimos.

Para efetuar o saque, é preciso estar com a carteira de identidade e comprovante de inscrição no PIS. Os trabalhadores que possuírem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada junto à CAIXA também poderão fazer a retirada do benefício nos terminais eletrônicos do banco, nas casas lotéricas e postos do CAIXA AQUI.

O calendário 2006 teve início em agosto e terminará em junho de 2008. Para os trabalhadores que têm conta na Caixa Econômica Federal e e os servidores públicos que recebem o pagamento de seu salário mensal pela folha de pagamento do Banco do Brasil, o benefício já foi depositado no mês de julho.

Com assessoria de imprensa do ministério do Trabalho e Emprego