REUTERS
LONDRES - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, desistiu de convocar eleições gerais antecipadas este ano, após pesquisas mostrarem que sua vantagem diante de seus rivais evaporou-se.
Um correspondente da emissora de televisão britânica BBC disse que o premiê afirmou a ele que não iria convocar eleições este ano ou no próximo.
O correspondente da BBC Andrew Marr, que gravou entrevista com Brown a ser exibida no domingo, disse que o premiê estava considerando convocar eleições antecipadas, mas que ele havia desistido.
O gabinete de Brown confirmou que o primeiro-ministro não antecipará as eleições.
Brown assumiu o lugar de Tony Blair no início do ano e vinha cogitando nas últimas semanas adiantar as eleições quando pesquisas o mostravam bem à frente dos Conservadores, após conferência do Partido Trabalhista liderado por Brown.
Mas os Conservadores fizeram a sua própria conferência do partido na última semana, e pesquisas dos últimos dias mostraram que a liderança de Brown diminuiu ou mesmo evaporou totalmente.
Segundo a BBC, as últimas pesquisas de opinião persuadiram Brown a não convocar eleições antecipadas.
A decisão deverá ser vista como uma vitória para o líder do Partido Conservador, David Cameron, que desafiou Brown a convocar eleições mesmo quando ele estava bem atrás nas pesquisas.