Prédios e veículos são incendiados no subúrbio de Paris

Agência JB

SAINT-DIZIER - Dois prédios públicos e cerca de 20 veículos foram incendiados à noite durante confrontos entre jovens e policiais na pequena cidade de Saint-Dizier, cerca de 200 km a leste de Paris, informaram nesta sexta-feira autoridades.

Os incidentes começaram quando cerca de 40 ou 50 jovens mascarados, alguns deles armados com barras metálicas, atacaram um furgão dos bombeiros e um veículo da Polícia nas imediações de um centro comercial, informou o governador de Haute Marne, departamento do qual Saint Dizier faz parte.

Os jovens logo se dispersaram pela cidade, onde incendiaram dois prédios públicos e uma agência de aluguel de automóveis, o que fez necessário o envio de reforços da Polícia.

- Tentamos entender. Já tivemos atos de violência na cidade, mas nunca desta magnitude - comentou o prefeito, François Cornut-Gentille.

O bairro de Vert-Bois, onde foram registrados os incidentes, tem cerca de 12.000 moradores, de uma população total de 30.000 habitantes em Saint-Dizier.

Os subúrbios pobres da maioria das grandes cidades francesas foram o cenário de grandes distúrbios em novembro de 2005. Esses incidentes deixaram centenas de feridos. Mais de 10.000 veículos e cerca de 300 prédios, entre os quais algumas escolas, foram incendiados.

A onda de violência alertou para a questão da inserção social dos jovens franceses de origem estrangeira.