Choque entre militares e traficantes faz vários mortos no México

REUTERS

MÉXICO - Um confronto entre militares e supostos traficantes deixou vários mortos e a polícia apreendeu toneladas de cocaína, disse uma fonte do governo na sexta-feira, sem citar o número de vítimas. Segundo a imprensa local, houve pelo menos 15 mortos.

O incidente ocorreu na cidade portuária de Tampico, Estado de Tamaulipas (norte, fronteira com os EUA), onde funciona o poderoso Cartel do Golfo.

A imprensa local disse que o confronto, que deixou também cerca de dez feridos, começou quando militares que realizavam uma operação antidrogas foram recebidos a bala por quadrilhas de traficantes.

A apreensão havia sido de pelo menos dez toneladas de cocaína, segundo relato de um rádio local. Imagens de TV mostraram soldados patrulhando as ruas de Tampico após o confronto.

Horas depois, o presidente Felipe Calderón iniciaria uma rápida visita de trabalho a Ciudad Victoria, capital de Tamaulipas.

Desde o começo do ano, mais de 2.000 pessoas morreram por causa da violência do narcotráfico, número similar ao de 2006.