Começa a Cúpula norte-americana do Canadá

Agência AFP

QUEBEC - A Cúpula da América do Norte começou nesta segunda-feira em Montebello (Quebec, Canadá) com a chegada do presidente George W. Bush, que vai se reunir com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, e o presidente mexicano, Felipe Calderón.

Mas a agenda do encontro está ameaçada pelo furacão Dean, que pode forçar o presidente mexicano a ir embora mais cedo que o previsto. Bush, que chegou às 18H30 GMT desta segunda-feira ao castelo de Montebello, entre Ottawa e Montreal, reuniu-se com Harper. O encontro entre os três representantes está previsto para a manhã de terça-feira.

Mas as autoridades mexicanas estão "monitorando a evolução do furacão Dean para decidir se Calderón encurta sua permanência na Cúpula. A reunião Calderón-Harper está prevista para quarta-feira pela manhã.

No entanto, Calderón e Harper já passaram junto o fim de semana em família, na residência de verão do primeiro-ministro canadense, quando anunciaram que tentarão aprofundar os laços comerciais e políticos que unem seus dois países, segundo um comunicado difundido domingo pela presidência mexicana.

Bush, por sua vez, foi recebido por Harper ao chegar a Montebello. Os dois se limitaram a cumprimentar os jornalistas, sem dar declarações.

Os três presidente dos países sócios do Tratado de Livre Comercio da América do Norte devem abordar temas relacionados a segurança, comércio e energia.

Na área em torno do castelo, hoje um hotel de luxo, há alambrados de três ou quatro metros de altura, com câmeras de segurança e dezenas de policiais. Cerca de mil manifestantes de grupos opostos à guerra no Iraque e também á Aliança para a Segurança e a Prosperidade da América do Norte (ASPAN), assinada pelos três países em 2005, se concentraram nesta segunda-feira em frente ao hotel.