Furacão Dean se aproxima da Jamaica

Agência JB

CARIBE - Fortes ventos e tempestades estão atingindo a Jamaica com a aproximação do furacão Dean. Já há relatos de alagamentos na parte leste da ilha caribenha.

A população da Jamaica está tomando medidas de emergência para se proteger do impacto potencialmente catastrófico do furacão Dean, que vem ganhando intensidade. Abrigos foram montados em várias partes do país e os supermercados foram tomados por pessoas preocupadas em manter um estoque de alimentos e água.

A primeira-ministra jamaicana, Portia Simpson-Miller, cancelou as folgas de todos os policiais, bombeiros e guardas carcerários para ajudar nos esforços de preparo para a passagem do furacão. Ela também suspendeu a campanha para as eleições, previstas para 27 de agosto, e pediu que os jamaicanos coloquem suas diferenças de lado e enfrentem a crise como uma família.

O furacão, cujos ventos já chegam a 240 quilômetros por hora, deixou ao menos quatro mortos durante sua passagem por outras ilhas do Caribe. Neste sábado, o furacão passou por Haiti e República Dominicana, provocando fortes chuvas e inundações em áreas costeiras.

O Dean é a primeira grande tempestade desta temporada de furacões, que deve ser mais intensa que o normal, segundo os meteorologistas.

(Com informações da BBC Brasil)