Furacão Dean avança pelo Caribe e mata quatro pessoas

Agência JB

CARIBE - O furacão Dean está levando fortes chuvas e enchentes ao Haiti e à República Dominicana. Um menino dominicano de 11 anos morreu afogado, elevando para quatro o total de mortes em conseqüência das tempestades.

O Haiti emitiu um alerta para as comunidades costeiras e ordenou que os barcos de pesca permaneçam em terra firme durante todo o fim de semana.

Fortes ondas danificaram os prédios na costa da República Dominicana e várias pessoas ficaram feridas na capital Santo Domingo.

A Jamaica agora se prepara para ser atingida pelo furacão neste domingo. Os ventos estão atualmente em 233 quilômetros por hora e o furacão pode atingir a categoria cinco, a mais alta de todas, antes de atingir o México, na segunda-feira.

Os meteorologistas prevêem uma temporada de furacões bastante intensa neste ano na região.

No Estado americano de Lousiana, que em 2005 sofreu com a devastação provocada pelo furacão Katrina, as autoridades declararam estado de emergência, apesar da baixa probabilidade de o furacão Dean atingir a região.

O Texas, Estado vizinho, declarou o Dean uma "ameaça iminente".

O furacão deve chegar ao Golfo do México, onde os Estados Unidos têm grande parte de suas reservas domésticas de gás e petróleo, na segunda-feira.

Algumas companhias já começaram a suspender sua produção nas plataformas marítimas da região e a transportar os trabalhadores para terra firme.

- Esta tempestade está se movendo mais rapidamente do que o normal - disse à BBC Rebecca Waddington, do Centro Nacional de Furacões.

- Ele deve atingir diretamente a Jamaica com uma força de categoria 4, que é uma tempestade extremamente perigosa, e deve chegar bem próximo da costa do México, perto da fronteira com o Texas - disse ela.

O furacão já deixou estragos nas ilhas de Santa Lúcia, Martinica e Dominica.

Telhados foram destruídos em casas e em um hospital, plantações de banana arrancadas, linhas de transmissão de energia interrompidas e ruas foram alagadas pela chuva torrencial. Na Dominica, um deslizamento de terra matou uma mulher e seu filho de 7 anos quando eles dormiam em casa. Em Santa Lúcia, um homem de 62 anos foi levado pelas águas e se afogou ao tentar salvar uma vaca da enchente.

O ônibus espacial Endeavour vai voltar à Terra na terça-feira, um dia antes do previsto, por causa do furacão.

(Com informações da BBC Brasil)