Polícia suíça faz a maior apreensão de heroína da história

Agência AFP

SAINT GALLEN, SUÍÇA - A guarda fronteiriça da Suíça realizou uma apreensão sem precedentes de 150 quilos de heroína, que estavam em um caminhão turco em Diepoldsau (distrito de Saint Gallen, fronteira com a Áustria), informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

A droga foi descoberta no dia 7 de agosto na cabine do caminhão durante uma revista de rotina. O motorista, de 49 anos, e seu acompanhante, de 47 e residente na Áustria, ambos de nacionalidade turca, foram presos.

Foi a maior apreensão de heroína da história da Suíça. Segundo os investigadores, o carregamento continha droga suficiente para comercializar um milhão de doses num valor de mercado de 40 milhões de francos suíços (24,5 milhes de euros ou 33 milhões de dólares).

A droga estava distribuída em 300 pacotes de 500 gramas cada e misturada a pó de café para confundir os cães farejadores utilizados pela polícia para detectar narcóticos.

O veículo registrado na Turquia cruzou a Áustria para levar a droga até à Suíça, mas os investigadores desconhecem o destino final do carregamento.