Presidente mexicano elogia Lula por sua liderança internacional

Agência EFE

MÉXICO - O presidente do México, Felipe Calderón, elogiou a liderança internacional de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condecorado com a Ordem Mexicana da Águia Asteca, no grau de Grande Colar.

- Nosso amigo, o presidente Lula, é uma lenda no Brasil, na América Latina e no mundo, muito especialmente entre os que reconhecem a sua liderança nas causas dos mais pobres - disse Calderón durante um jantar em homenagem ao presidente brasileiro, que faz uma visita de um dia ao México.

Calderón esbanjou elogios ao visitante. - Lula é um homem trabalhador e solidário, um incansável lutador social, um democrata que se soube ganhar a confiança do povo brasileiro - disse.

A Ordem Mexicana da Águia Asteca é oferecida pelo Governo mexicano a estrangeiros para reconhecer "serviços proeminentes prestados à nação mexicana ou à humanidade".

Lula retribuiu entregando a Calderón a Ordem do Cruzeiro do Sul, no grau máximo, o de Grande Colar.

Em seu discurso, Lula disse que o México é um ator determinante na América Latina e no Caribe. - Cumprimentamos o esforço de seu Governo em favor da consolidação dos laços com a região. Queremos o México mais próximo de nós - disse a Calderón.

Pela manhã, os dois governantes fecharam acordos no setor comercial e da energia não renovável. O México apontou o Brasil como exemplo a seguir no desenvolvimento da indústria petrolífera.

Os dois países assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a segurança energética, promover o uso das energias renováveis (biocombustíveis) e trocar tecnologias de exploração e produção de petróleo e gás.

Lula sairá do México nesta terça-feira de manhã, iniciando a segunda parte de sua viagem por vários países da região. Nicarágua, Honduras, Jamaica e Panamá estão no seu itinerário.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais