Agência EFE
COLUMBUS - Um imigrante somali se declarou culpado de conspirar para cometer um atentado terrorista contra um centro comercial da cidade de Columbus, no estado americano de Ohio, em 2003, disseram fontes judiciais.
Nuradin Abdi, de 35 anos, também confessou ter mantido contatos com grupos terroristas vinculados à Al Qaeda durante suas viagens ao exterior, disseram as fontes. O somali vai cumprir uma pena de 10 anos de prisão.
O Departamento de Justiça acusou Abdi de sugerir o atentado contra o centro comercial de Columbus durante uma reunião em agosto de 2002 com o terrorista Lyman Faris e um terceiro suspeito, identificado como Christopher Paul.
Faris cumpre pena de 20 anos de prisão por sua participação num complô para atentar contra a ponte do Brooklyn, em Nova York.
- O caso de hoje deve ser uma mensagem para aqueles que querem se aproveitar das liberdades de nosso país e apoiar e conspirar com terroristas internacionais que são nossos inimigos declarados - disse o subsecretário de Justiça dos EUA, Kenneth Wainstein, segundo a rede "NBC".
Segundo os promotores, Abdi chegou aos Estados Unidos em 1995 com um passaporte falso. Depois, recebeu asilo político, com base em informações falsas apresentadas às autoridades de imigração.