ASSINE
search button

Primeiro-ministro britânico conclama poder popular contra miséria

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, conclamou nesta terça-feira governos, empresas e grupos civis do mundo todo a se unirem em uma demonstração de 'poder popular' para colocar o mundo novamente no caminho de reduzir a miséria pela metade, até 2015. O apelo de Brown em defesa das Metas de Desenvolvimento do Milênio, fixadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, ganhou o apoio de 12 líderes mundiais e de 20 empresários de destaque da comunidade internacional.

O primeiro-ministro fez o apelo em um discurso proferido na sede da ONU em Nova York, apostando na cooperação internacional como forma de combater a pobreza.

Brown subiu ao palanque um dia depois de reunir-se com o presidente dos EUA, George W. Bush, em Camp David, para tratar de assuntos mais polêmicos, entre os quais o Iraque.

- As metas fixadas pelo mundo não serão atingidas. E precisamos de uma ação de emergência para que consigamos atingi-las - afirmou o premier.

- Convocamos todos, e não apenas os governos, mas também o setor privado, a sociedade civil e os grupos religiosos, a se unirem em uma iniciativa mundial para ajudar a acelerar o progresso - disse.