Agência EFE
ROMA - A Polícia italiana confirmou hoje que houve uma tentativa de atentado terrorista contra o oleoduto da Otan para abastecimento de combustível que une as localidades da Spezia e Aviano (norte), informou a agência Ansa.
Os artífices da Polícia italiana confirmaram que tinham recuperado no interior de um poço de inspeção dezenas de bujões de gás butano, como os utilizados nos campings, dentro de panelas de pressão intactas e restos de duas vasilhas destruídas por chamas.
Os autores da tentativa, reivindicado por uma pessoa que disse falar em nome de uma 'equipe antiimperialista', esperavam provavelmente uma reação em cadeia, gerada pela combustão das vasilhas, segundo a agência.
O caso foi conhecido depois que o canal de televisão 'TVA Vicenza', da localidade de Vicenza (nordeste), recebeu uma gravação de vídeo na qual podiam ser vistas chamas, que proviriam das vasilhas queimadas.
O atentado fracassado teria sido realizado na noite de 4 para 5 de julho, quando os americanos da base 'Camp Ederle', da cidade de Vicenza, comemoravam o Dia da Independência dos Estados Unidos.
A instalação da Otan, criada no final dos anos 70, transporta, através de 17 províncias, o combustível destinado a aviões e meios terrestres de transporte de alguns aeroportos.
Especialistas em luta contra o terrorismo qualificaram a tentativa de atentado de 'grave' e disseram que poderia ter causado "sérios danos', ao se tratar de uma bomba 'sofisticada de certa potência'.