Agência EFE
CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI autorizou nesta quarta-feira a publicação do documento final da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), realizada de 13 a 31 de maio em Aparecida do Norte.
Na carta, o Papa lembra que em 13 de maio inaugurou a conferência "aos pés da Santíssima Virgem Nossa Senhora Aparecida' e que conserva uma 'grata lembrança' do encontro, que reuniu bispos e contou com a presença de milhares de pessoas.
Após ressaltar 'o espírito de comunhão' que caracterizou a conferência, o Pontífice autorizou a publicação do Documento Conclusivo.
Bento XVI assegurou que no documento há 'diversas e oportunas indicações pastorais, motivadas com reflexões à luz da fé e do contexto social atual'.
- Li com apreço as palavras que pedem que se dê prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais, e que se reforce a formação cristã dos fiéis em geral e dos agentes de pastoral em particular - ressaltou.
Segundo o Pontífice, é um motivo de alegria a intenção das Conferências Episcopais e de cada diocese de realizar uma Missão Continental, convocando representantes de todo o continente.
O Papa concluiu a carta invocando a proteção de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, e de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas e 'Estrela da Evangelização'.
No documento final, os bispos da América Latina e do Caribe reiteraram o compromisso em defesa da vida e da luta contra a violência e a corrupção.
Os bispos ressaltaram o direito dos povos de defender e promover "os valores subjacentes em todas as camadas sociais, especialmente nos povos indígenas', e defenderam um desenvolvimento humano sustentável 'baseado na justa distribuição das riquezas'.