ASSINE
search button

EUA mantêm nível de alerta para possível ataque terrorista

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - As autoridades de segurança dos Estados Unidos se mantêm em alerta para um maior perigo de ataque terrorista, mas não aumentaram as medidas de segurança, disseram nesta quarta-feira fontes oficiais.

O secretário de Segurança Nacional, Michael Chertoff, revelou na terça-feira que tinha a sensação visceral de que havia um maior perigo de atentados durante o verão nos EUA.

A imprensa americana citou declarações de analistas dos serviços de inteligência. Eles informam que a rede Al Qaeda aumentou a sua capacidade operacional, quase seis anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra Washington e Nova York.

- A Al Qaeda está consideravelmente mais forte que há um ano e se reorganizou numa medida não vista desde 2001 - disse um especialista citado pela imprensa.

Fontes oficiais explicam que por enquanto não existe uma ameaça específica. Mesmo assim, a situação será analisada amanhã na Casa Branca. A reunião terá a participação das mais altas autoridades encarregadas da luta contra o terrorismo.

Apesar da preocupação, autoridades das principais cidades do país afirmaram que as medidas de segurança não se intensificaram. São as mesmas tomadas após os incidentes terroristas em Londres e Glasgow, no mês passado.

- Não importa qual seja o momento do ano. Temos que nos manter em alerta os 365 dias do ano - disse um porta-voz policial em Miami.

Em Nova York, Michael Balboni, do Departamento de Segurança desse estado, admitiu que as ameaças terroristas costumam aumentar durante o verão.

- Continuamos atentos. Não podemos ficar dormindo. E isso inclui o público - afirmou.

A situação é semelhante em Los Angeles (Califórnia), onde as autoridades reforçaram a segurança nos aeroportos, no distrito financeiro e algumas áreas de Hollywood, depois dos incidentes ocorridos em Londres e Glasgow.

Em Washington as atividades policiais se concentram, como de costume, na proteção dos turistas. Nenhuma medida especial foi tomada.

Em Chicago, onde Chertoff revelou seu temor de um aumento da ameaça terrorista, as autoridades disseram que sua declaração apenas lembra que é preciso estar atento, especialmente durante o verão, quando se multiplicam os eventos ao ar livre.

Em Massachusetts, o governador Deval Patrick comentou que as autoridades têm mantido um nível de vigilância constante nos últimos dias. Mas, em reunião com jornalistas, ele criticou as declarações de Chertoff. Ninguém pode se preparar para uma situação terrorista com base numa sensação visceral, apontou.

- Se existe informação, esperamos que ela seja compartilhada. Não acho que seja útil que o secretário de Segurança Nacional nos diga o que sente. Ele deve dizer o que sabe - atacou.

No entanto, a Casa Branca apoiou as declarações de Chertoff e ressaltou a necessidade de manter a vigilância antiterrorista.

- É bom que tenhamos um secretário de Segurança Nacional que está preocupado todo o tempo - disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.