Sarkozy diz ao G8 que a globalização precisa ser regulamentada

REUTERS

BERLIM - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse a líderes mundiais nesta quinta-feira que eles precisam trabalhar para regulamentar a globalização e conter a atividade dos fundos de alto risco. Em sua primeira reunião de cúpula do Grupo dos Oito, Sarkozy afirmou que é a favor do estímulo ao comércio de livre mercado, mas ressaltou que as regras precisam ser as mesmas para todos os participantes.

Uma fonte francesa disse que ele criticou particularmente a China por seus controles de câmbio e por não abrir seu mercado interno para a competição de outros países.

- Milhões de pessoas no mundo estão assustadas. Precisamos de regras para governar a globalização - disse Sarkozy a jornalistas, depois de reunião com líderes dos Estados Unidos, Japão, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia, Itália e Canadá.

- Falamos sobre fundos de capital de risco que são especulativos e não visam gerar riqueza. Não podemos aceitar isso e fui apoiado tanto pelo (primeiro-ministro britânico) Tony Blair quanto pelo presidente Bush (dos EUA) - disse ele.