Coréia do Norte lança míssil de curto alcance mas não ameaça vizinhos

REUTERS

SEUL - A Coréia do Norte disparou nesta quinta-feira até dois mísseis de curto alcance a partir de sua costa oeste, disseram autoridades do governo, segundo a agência de notícias Yonhap. É o segundo lançamento em poucas semanas.

Uma autoridade do Ministério da Defesa sul-coreano confirmou que o vizinho do norte disparou ao menos um míssil, mas não pôde especificar o tipo de arma.

Um representante do governo japonês disse que não tinha como confirmar o relato, mas que 'mesmo que seja verdade, não representa uma ameaça séria à segurança dos países vizinhos, incluindo o Japão'.

No final de maio, a Coréia do Norte lançou um míssil de curto alcance de sua costa leste. Na época, Estados Unidos e Coréia do Sul classificaram o lançamento como parte de exercícios militares de rotina.

Porém, um porta-voz da Casa Branca afirmou nesta quinta que a atividade de testes com mísseis por parte da Coréia do Norte não é 'construtiva' e que Pyongyang deveria se concentrar em acabar com seu programa nuclear.

- Os Estados Unidos e nossos aliados acreditam que a Coréia do Norte não deveria testar mísseis - disse a repórteres Gordon Johndroe nos corredores da cúpula do G8 na Alemanha.