Fidel faz primeira aparição na TV em meses e se mostra mais saudável

REUTERS

HAVANA - O líder cubano, Fidel Castro, reapareceu neste domingo na TV estatal aparentando estar mais saudável e mais recuperado. Vestido com roupas esportivas vermelhas, essa foi a primeira vez, em quatro meses, que teve suas imagens transmitidas. O vídeo, de uns três minutos de duração, mostrou o encontro de Fidel com o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh, em visita à ilha.

- Um irmão, um país que nunca esqueceremos - disse Fidel Castro referindo-se a Manh, ao olhar para as câmeras.

Fidel Castro, que transferiu o comando do país temporariamente a seu irmão Raul, em julho de 2006, escreveu aos cubanos em um editorial que já não dependia de sondas para comer, mas não indicou quando voltaria às suas funções. Submetido a várias cirurgias de risco no ano passado, ele não aparece em público desde então. Antes das imagens veiculadas neste domingo, o líder comunista havia sido filmado num encontro, em janeiro deste ano, com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O vídeo o mostrava mais saudável, embora com aparência frágil.

- Me sinto muito feliz e estou muito contente por ter tido nessa visita um encontro muito frutífero, em todos os âmbitos, com o companheiro Fidel Castro - disse o vietnamita.

O presidente da Assembléia Nacional, Ricardo Alarcón, disse que Fidel Castro, com 80 anos, está quase recuperado, apesar das diversas operações que puseram sua vida em perigo, no ano passado. Autoridades cubanas afirmam, ainda, que ele poderia voltar ao governo, mas sem precisar quando.