Morre o vice-primeiro-ministro chinês Huang Ju

Agência EFE

PEQUIM - O vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado (Executivo) e membro do Comitê Permanente do birô político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Huang Ju, morreu neste sábado em Pequim, aos 69 anos.

Huang foi chamado de excelente membro do partido, combatente comunista comprovado e líder destacado no PCCh e no Estado, no necrológio oficial publicado pelo Comitê Central, pela Assembléia Nacional Popular (ANP) e pela Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Engenheiro elétrico, Huang nasceu em 1938 em Jiashan, na província de Zhejiang. Entrou para o PCCh em 1966, e de 1995 a 2002 prestou serviços como membro do Birô Político do Comitê Central e secretário do Comitê Municipal do partido, em Xangai.

Em novembro de 2002 foi eleito membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e em 2003 tornou-se vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado.

De 1983 a 1984 foi membro do Comitê Permanente do Comitê Municipal do PCCh de Xangai, cidade onde seria secretário-geral do Comitê Municipal do partido, e prefeito de 1991 a 1994.