China anuncia plano nacional de ação contra a mudança climática

Agência EFE

CHINA - A China estabelecerá seu primeiro plano nacional de ação contra a mudança climática, contendo diretrizes políticas para conter a degradação do meio ambiente, informou neste sábado a agência oficial Xinhua.

A iniciativa foi anunciada pelo Conselho de Estado (Executivo), numa conferência presidida pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao. Ele também fixou a postura chinesa em relação ao aquecimento global e pediu a cooperação internacional.

Uma nota de imprensa oficial citada pela Xinhua afirma que a China se manterá fiel ao princípio de responsabilidades comuns porém diferenciadas da Convenção sobre Mudança Climática da ONU, mas não descreve medidas concretas.

A mudança climática afeta os ecossistemas chineses, recursos naturais e a vida dos cidadãos. Por isso, o Governo anunciou medidas para enfrentar o problema. Uma das metas é desacelerar o crescimento econômico.

O Executivo recomendou aos Governos locais a implementação do plano nacional, destacando a necessidade de uma campanha de conscientização da população para a proteção ambiental.