REUTERS
LOS ANGELES - O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, disse na sexta-feira que deseja que os mercados estabeleçam políticas para combustíveis com baixos níveis de carbono e propôs a eliminação dos subsídios e tarifas relacionados ao etanol.
- Precisamos derrubar as barreiras que criamos-, disse Schwarzenegger em um simpósio sobre combustíveis com baixos níveis de carbono no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, em Berkeley, na Califórnia.
Os Estados Unidos, lembrou ele, subsidiam o etanol doméstico, feito de milho, enquanto impõem uma tarifa para limitar a importação de etanol do Brasil, que é feito de cana e sai mais barato.
- Não faz absolutamente nenhum sentido. É loucura, e definitivamente não é do interesse dos consumidores-, disse Schwarzenegger.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos EUA.
O governador não ofereceu alternativas específicas às tarifas e subsídios, mas disse que deve caber ao mercado apresentar as melhores soluções, depois que metas forem estabelecidas por governos como o da Califórnia.
- Estabelecemos metas. O mercado decide como é melhor para chegar lá-, disse Schwarzenegger.
O 'boom' do etanol nos EUA já elevou o preço do milho, o que por sua vez encareceu a ração animal. O resultado é que desde julho do ano passado o gasto médio com alimentação dos norte-americanos subiu 47 dólares, segundo estudo divulgado na semana passada pela Universidade Estadual de Iowa.
O governador disse que um simpósio como o de sexta-feira já é uma forma de permitir que o mercado decida a melhor forma de usar combustíveis alternativos. Em janeiro, Schwarzenegger propôs que a Califórnia estabelecesse um 'padrão de combustível com baixo carbono' para reduzir as emissões de poluentes de transportes em 10 por cento até 2020.
Schwarzenegger afirmou na sexta-feira que a ajuda do governo federal é essencial para estabelecer padrões que os interessados --da indústria aos cientistas e ambientalistas-- tenham como atingir.
Ele pediu ao Congresso dos EUA que 'adote uma política climática que funcione'.
O transporte responde por 40 por cento das emissões de carbono com efeitos climáticos na Califórnia, e o Estado atualmente depende de combustíveis à base de petróleo para 96 por cento do seu transporte.
Schwarzenegger disse ainda que uma menor dependência em relação aos derivados do petróleo pode levar também a uma redução no preço da gasolina, que está em níveis recordes.