ASSINE
search button

Reforma nos EUA dará 1,5 milhão de vistos para imigrantes rurais

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - Uma nova proposta para a reforma de imigração nos Estados Unidos, apoiada pela Casa Branca e por um grupo bipartidário de senadores, fornecerá vistos temporários para até 1,5 milhão de trabalhadores rurais irregulares e dará à mão-de-obra agrária especializada uma ajuda a mais para buscar a legalização.

As cláusulas especiais para imigrantes que trabalham no setor rural são uma indicação de que a agricultura norte-americana depende de imigrantes sem documentos, que constituem cerca de 70 por cento força de trabalho rural norte-americana.

- Mais do que qualquer outra indústria, o futuro da agricultura dos EUA está ligado ao resultado do debate sobre imigração-, disse o senador republicano Larry Craig, de Idaho, em um comunicado, enquanto parlamentares revelavam detalhes de como o pacote de imigração afetaria o setor.

Mas o destino do plano geral, que deve ser debatido semana que vem no Senado, é incerto à medida que é criticado por membros dos partidos republicano e democrático.

A lei criará um programa de trabalho temporário que exigiria que os trabalhadores voltem para casa após certo tempo. Duras medidas de segurança de fronteira e nos locais de trabalho serão implementadas antes do programa temporário, segundo assessores de congressistas.

A proposta limitará a migração familiar a membros imediatos da família e estabelecerá um sistema baseado no merecimento, pelo qual futuros imigrantes podem ganhar pontos por habilidades, educação, compreensão de inglês e laços familiares.