ASSINE
search button

Política vira espetáculo em 'reality show' na Turquia

Compartilhar

Agência EFE

ISTAMBUL - O próximo 'reality show' que será apresentado nas televisões turcas simulará uma campanha eleitoral, em formato parecido com o do programa 'Fama', apresentado no Brasil pela 'Rede Globo'.

O programa, intitulado 'Turquia elege seu deputado', será transmitido a partir do dia 1º de junho, pela rede 'Star TV', e ocorrerá paralelamente às eleições legislativas 'reais', previstas para o dia 22 de julho.

A Turquia é um país fértil para os roteiristas de 'reality show': seus programas dão audiência, e há grande variedade de competições, que vão desde o típico 'Ídolos' até outras mais sofisticadas, como o "Quero emagrecer' - competição para perder quilos - e o 'Survivor' - competição de sobrevivência, exibida no Brasil com o nome de 'No Limite' - disputado entre turcos e gregos, ou entre torcedores do Galatasaray e do Fenerbahçe, duas das equipes de maior rivalidade do futebol do País.

Atualmente, o programa mais importante é 'O inventor turco' (Türk Mucit), da rede 'NTV', no qual centenas de participantes de várias regiões da Turquia expõem os mais variados talentos para concorrer a uma patente.

Como os programas que ultimamente mais ocuparam o espaço televisivo foram os especiais sobre a crise da eleição presidencial e a antecipação das legislativas, o roteirista Cigdem Savascioglu encontrou um modo de combinar os dois tipos de programa, e elaborou um novo concurso para prender a atenção do público até a campanha eleitoral.

- Nos últimos tempos, não vimos um Parlamento sorridente nem positivo, e queremos refletir sobre isso. Levaremos à tela as discussões sobre como solucionar os problemas da Turquia, explicou Savascioglu, diretor de 'Turquia elege seu deputado'.

Dez participantes - entre eles três mulheres, uma proporção superior à representação feminina no Parlamento - competirão pelo título de 'melhor deputado da Turquia'.

Os candidatos, cuja única condição é a de não pertencerem a nenhum partido político, visitarão diversos bairros da Turquia e explicarão suas propostas sobre saúde, educação e política externa, que serão debatidas por seus concidadãos, como em uma verdadeira campanha eleitoral.

- O objetivo do programa é tratar da política de maneira agradável, sem tensões nem discussões. Falaremos de política, mas as idéias serão expressas de forma aberta, direta e sem medo, afirmou Savascioglu.

Os participantes receberão os conselhos de um júri comandado por Semra Özal, viúva do ex-presidente Turgut Özal, que liderou o país no final dos anos 80 e início dos 90.

Os Özal foram objeto de todo tipo de notícias da imprensa na época de privatizações e liberalizações, que provocaram o rápido enriquecimento de algumas camadas sociais e o aumento das desigualdades.

Foi nessa época também que a política começou a se transformar em espetáculo na televisão turca, com os líderes dos partidos passando a ser mais comentados que seus programas eleitorais.

O prêmio do programa será um ônibus de campanha eleitoral, um telefone celular e 50 mil liras (cerca de ¬ 27.500).

- O interesse por este tipo de concurso televisivo é tão alto, que eles terminaram se transformando em algo 'sério' como as eleições, em um momento tão crítico como o atual. A política se tornou pop-política, um tipo de programa de entretenimento, criticou Rasit Kaya, especialista em política e mídia da Universidade Técnica do Oriente Médio de Ancara.