Agência EFE
LONDRES - Existe o risco de que a rede terrorista Al Qaeda intensifique suas atividades ao sul do Saara, adverte o secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos, John Negroponte, ao jornal 'Financial Times', além de outros meios de comunicação europeus.
- Creio que exista a preocupação de que a Al Qaeda expanda seus esforços pela região do Sael, afirma o político e diplomata americano, referindo-se a países como Chade, Mali e Níger.
Segundo Negroponte, a preocupação é maior desde a fusão, no ano passado, do braço norte-africano da Al Qaeda e do Grupo Salafista para a Pregação e o Combate, da Argélia, que tem campos de treinamento no Mali.
- Acho que tudo isso aumentou a preocupação do povo da região e certamente torna muito perturbador o aumento da atividade terrorista na Argélia, afirma o funcionário americano.
Negroponte alerta que as atividades terroristas poderiam se estender por todo o Oriente Médio caso os Estados Unidos abandonem "precipitadamente' o Iraque.
O secretário de Estado adjunto diz que Washington instou os grupos políticos iraquianos a promulgarem, antes do verão, novas leis sobre os hidrocarbonetos e os dirigentes do extinto partido Ba'ath.