ASSINE
search button

Uribe e Sarkozy falam sobre ex-candidata sequestrada pelas Farc

Compartilhar

REUTERS

BOGOTÁ - Os presidentes da Colômbia, Alvaro Uribe, e da França, Nicolas Sarkozy, conversaram nesta quinta-feira por telefone sobre o sequestro da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, que está em poder de guerrilheiros há mais de cinco anos, informou o Ministério das Relações Exteriores colombiano.

Enquanto isso, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), maior guerrilha esquerdista do país, rejeitaram uma oferta de Uribe para libertar rebeldes e a classificou de uma cortina de fumaça para minimizar a crise que abala o governo em meio às acusações de ligações com paramilitares.

- Naturalmente que esse tema (Ingrid Betancourt) faz parte da agenda entre os dois países e é um tema importante - disse a jornalistas o chanceler colombiano Fernando Araújo.

O diplomata acrescentou que, durante a conversa de 18 minutos, Uribe e Sarkozy abordaram outros temas das relações bilaterais, sem dar mais detalhes.

Na semana passada, o presidente colombiano anunciou que considerava a libertação de vários guerrilheiros para pressionar as Farc a liberarem 60 reféns, entre eles Betancourt, três norte-americanos, políticos, policiais e militares.

- Não queremos fazer o jogo de Uribe falando de sua farsa sobre a libertação de 300 guerrilheiros, com a qual pretende fazer uma cortina de fumaça para se proteger do furacão chamado Narco-para-política - disse o guerrilheiro Raúl Reyes à agência Anncol.