ASSINE
search button

Trens cruzam fronteira entre Coréias pela 1a vez desde 1951

Compartilhar

Coréia do Sul- Dois trens das Coréias do Norte e do Sul cruzaram nesta quinta-feira a fortemente armada fronteira entre os países. O fato é um marco, já que é a primeira vez que isso acontece desde a guerra de 1950-53, e alimenta sonhos de reunificação entre as duas.

Cada um dos trens transportava 100 sul-coreanos e 50 norte-coreanos -- incluindo celebridades, políticos e um motorista sul-coreano de um dos últimos trens a cruzar a área antes do elo ferroviário ter sido cortado, em 1951.

- Os trens representam os sonhos, as esperanças e o futuro das duas Coréias, afirmou o ministro da Unificação sul-coreano, Lee Jae-joung.

O trem que partiu do Sul foi acompanhado por fogos de artifício e centenas de pessoas com bandeiras mostrando uma península coreana unificada. Além disso, a partida foi transmitida ao vivo pelas principais redes de TV.

Já no Norte, ainda não houve nenhum pronunciamento oficial sobre o que aconteceu do seu lado. Mas sul-coreanos a bordo do trem que chegou lá contaram que foram calorosamente recebidos.

Tecnicamente, as duas Coréias ainda estão em guerra, porque o conflito entre elas terminou apenas com uma trégua.

Reuters