Agência EFE
PEQUIM - O Governo chinês estimulará suas empresas a investir no exterior em quatro setores preferenciais: recursos, infra-estruturas, serviços e pesquisa e desenvolvimento.
Zhang Xiaoqiang, vice-ministro da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, principal órgão de planejamento econômico, disse que as medidas preferenciais serão adotadas para estimular o investimento nessas áreas.
- O Governo oferecerá políticas diplomáticas, cambiais, fiscais, alfandegárias, creditícias e de seguros preferenciais para as companhias que investirem nestes setores - disse Zhang.
Os quatro setores foram escolhidos com o objetivo de ajudar a China a desobstruir seus gargalos econômicos, modernizar a estrutura industrial, promover as exportações, capacitar recursos humanos e elevar a competitividade do no comércio internacional.
Em 2006, o investimento exterior da China chegou a US$ 16 bilhões, 32% a mais que no ano anterior.
Os setores e companhias chinesas de alimentação, processamento, logística, recursos, manufaturas e pesquisa e desenvolvimento estão ampliando sua esfera de negócios de comércio em mais de 160 países, segundo a Comissão.