Sarkozy visitará Merkel na próxima semana, diz assessor

REUTERS

PARIS - O presidente eleito francês, Nicolas Sarkozy, visitará a chanceler alemã, Angela Merkel na próxima semana, possivelmente no dia em que assumir o cargo, disse um assessor na quinta-feira.

Sarkozy, que venceu a socialista Ségol¨ne Royal na eleição presidencial de domingo, deve assumir o cargo de presidente no lugar de Jacques Chirac na quarta-feira, dia 16 de maio.

Rumar para Berlim logo depois de assumir o poder irá salientar a importância que Sarkozy dá às boas relações com a Alemanha.

Os dois países têm tradicionalmente dirigido a política da União Européia, mas a força conjunta enfraqueceu quando os eleitores franceses rejeitaram o esboço da Constituição para o bloco dois anos atrás.

- Nós gostaríamos disso (a visita) para imediatamente depois da transferência de poder, talvez no dia 16 ou 17, disse o assistente de Sarkozy, que pediu para não ser nomeado.

Sarkozy e Merkel, ambos conservadores, estão unidos em seu apoio para relações mais próximas com Washington e na sua oposição ao pedido da Turquia para se unir à União Européia.

Eles também querem que a União Européia concorde com um tratado simplificado que implementará grande parte da reforma institucional fornecida pela Constituição, sem a consulta de eleitores por meio de referendo.

Sarkozy vai encontrar o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em Paris na sexta-feira, provavelmente à tarde, disse o assessor.