ASSINE
search button

Prescott anuncia que renunciará junto com Tony Blair em junho

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - John Prescott anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo de vice-primeiro-ministro do Reino Unido, em declarações dadas pouco depois de o chefe do Governo, Tony Blair, informar que renunciará no dia 27 de junho.

- Tenho a intenção de renunciar como vice-líder do Partido Trabalhista' e, conseqüentemente, como vice-primeiro-ministro - confirmou Prescott em carta dirigida à executiva da legenda em sua circunscrição eleitoral de East Hull, no norte da Inglaterra.

- Ter sido o vice-líder (trabalhista) e o vice-primeiro-ministro que mais tempo exerceu é, para mim, um grande orgulho - acrescentou Prescott, que já antecipara suas intenções no congresso anual do Partido Trabalhista realizado em setembro do ano passado.

Antes da divulgação da carta, o vice-premier confirmara nesta quinta-feira seus planos na reunião do Gabinete de Blair, que fez o mesmo antes de viajar à sua circunscrição eleitoral de Sedgefield, no norte da Inglaterra, também para anunciar sua renúncia.

Em declaração no clube trabalhista Trimdon de Sedgefield, o primeiro-ministro informou a seus correligionários que apresentará no dia 27 de junho sua renúncia à rainha Elizabeth II.

- Hoje anuncio minha decisão de renunciar à liderança do Partido Trabalhista. O partido elegerá agora um novo líder. Em 27 de junho (uma quarta-feira), apresentarei à rainha minha renúncia ao cargo de primeiro-ministro - disse Blair.

Apesar dos anúncios de Prescott e Blair, os dois continuarão liderando o Partido Trabalhista e o Governo até que seus sucessores sejam escolhidos, em uma votação entre deputados, membros da legenda e sindicatos.

Homem simples e temperamental procedente do sindicalismo, Prescott exerceu o cargo de vice-primeiro-ministro desde maio de 1997, quando o Partido Trabalhista chegou ao poder sob a liderança de Blair.