Agência EFE
TÓQUIO - O Japão elogiou nesta quinta-feira o trabalho do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, à frente do Governo britânico nos últimos dez anos e agradeceu a proteção dada pelas tropas britânicas aos soldados japoneses no Iraque, disse a agência "Kyodo'.
O governante do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo no dia 27 de junho.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, chamou de 'grande sucesso' a gestão de Blair durante a década em que esteve à frente do Governo britânico, quando o país asiático foi 'amplamente apoiado pelos britânicos em assuntos econômicos e educacionais', disse Abe.
Já o porta-voz do Governo japonês, Yasuhisa Shiozaki, reiterou a gratidão de Tóquio às tropas britânicas pela grande cooperação e proteção dos soldados do Japão no Iraque.
- Não importa quem seja o sucessor de Blair, pois estamos convencidos de que continuará a boa relação existente entre os dois países, afirmou Shiozaki.
O porta-voz japonês destacou a 'importante contribuição de Tony Blair às relações bilaterais com o Japão', assim como a grande contribuição do líder britânico em assuntos internacionais e domésticos.
A última reunião entre Abe e Blair ocorreu em janeiro como parte da viagem do primeiro-ministro japonês à Europa.
Na ocasião, os dois líderes concordaram em trabalhar juntos para lutar contra o aquecimento global e aprofundar em sua cooperação bilateral em segurança internacional, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação.