ASSINE
search button

Enquete revela apoio internacional a um papel mais forte da ONU

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - O papel internacional da ONU deveria ser fortalecido, segundo uma enquete internacional realizada em mais de 17 países, que representam 56% da população mundial, publicada nesta quarta-feira.

A enquete foi feita pelo Chicago Council on Global Affairs e pelo site WorldPublicOpinion.org. Os resultados revelaram que 12 de cada 14 entrevistados (64%) acreditam que a ONU deve 'selecionar, treinar e liderar' uma força de paz para cuidar dos conflitos no mundo.

O apoio mais forte à medida partiu do Peru, com 77%, seguido da França, com 74%, e EUA, com 72%.

Christopher Whitney, diretor-executivo de estudos do Chicago Council on Global Affairs, considerou os resultados da pesquisa surpreendentes. Para ele, o apoio maciço não reflete 'os desacordos públicos sobre o papel da ONU nos temas mundiais'.

"Esta enquete mostra claramente que a opinião pública internacional se une em torno da idéia de que o órgão deve ser o caminho para a resolução de conflitos e a cooperação internacional', acrescentou.

A maioria dos entrevistados defende além disso que o Conselho de Segurança da ONU tenha o direito de autorizar o uso de força militar para 'defender um país que tenha sido atacado' e para 'deter um país que apóie grupos terroristas'. E 55% são a favor de que as Nações Unidas regulamentem o comércio internacional de armas.

Além disso, cerca de 46% dos indagados estão de acordo com o financiamento das atividades da ONU através de um imposto sobre a venda internacional de armas e petróleo. No caso dos EUA, 45% são a favor, e 50% contra.

Em relação ao uso da força para deter a proliferação de armas nucleares, o consenso é mais modesto. Apenas em oito de 11 países a maioria apoiou a idéia. Já 13 de 14 aprovaram ações para investigar violações dos direitos humanos. O apoio foi significativo na França (92%).

Todos os países aprovaram o uso da força por parte do Conselho de Segurança para impedir genocídios. A China deu 76% de apoio à proposta.

"Enquanto os líderes das nações hesitam em dar poderes às Nações Unidas, está claro que a opinião pública ao redor do mundo se sente cômoda com a idéia de uma ONU mais forte', disse Steven Kull, diretor da WorldPublicOpinion.org.

A enquete foi realizada na China, Índia, Estados Unidos, Rússia, França, Tailândia, Ucrânia, Polônia, Irã, México, Coréia do Sul, Filipinas, Austrália, Argentina, Peru, Armênia, Israel e nos territórios palestinos. Eram seis perguntas, mas nem todas foram feitas em todos os países.