Pentágono prepara brigadas para substituir tropas no Afeganistão

Agência EFE

WASHINGTON - O Pentágono anunciou nesta quarta-feira a lista de unidades do Exército, com um total de 4.500 soldados, que irão para o Afeganistão no início de 2008 para substituir as tropas destacadas no país.

O Departamento de Defesa já tinha identificado na terça-feira as dez brigadas do Exército, com 35 mil soldados, que serão enviadas ao Iraque entre agosto e o fim do ano para substituir os que já cumpriram o período no país.

O anúncio desta quarta-feira envolve uma brigada de combate e os soldados de um quartel-general.

Segundo o Pentágono, 'é mantido o compromisso de manter duas brigadas de combate no Afeganistão e o nível de forças necessário para dar suficiente capacidade militar à força de Assistência de Segurança Internacional da Otan (Isaf)'.

No Afeganistão, país invadido em outubro de 2001 por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, há cerca de 16 mil soldados americanos e outros 18 mil da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

As unidades afetadas pelo anúncio desta quarta são o quartel-general da Divisão 101 Aerotransportada com sede em Fort Campbell (Kentucky) e a equipe de combate da Quarta Brigada da mesma divisão.