Larijani vê avanços rumo a 'ponto de vista comum' entre Irã e UE

Agência EFE

ANCARA - O negociador-chefe do Irã para assuntos nucleares, Ali Larijani, disse nesta quinta-feira em Ancara à imprensa que o seu país e a União Européia estão dando passos rumo a um 'ponto de vista comum' sobre a polêmica em torno do programa de energia atômica iraniano.

O iraniano se reuniu nesta quinta-feira pelo segundo dia consecutivo com o responsável pela política externa da UE, Javier Solana, que confirmou que houve 'avanços', mas alertou que 'não há milagres'.

O negociar iraniano afirmou à imprensa que as reuniões mantidas até agora com Solana em Ancara estão sendo 'boas e positivas'. "Trocamos algumas idéias. Vamos continuar as conversas após esta entrevista', disse Larijani.

- A reunião aproximou as duas partes. Demos grandes passos rumo a pontos de vista comuns. A melhor maneira de solucionar o problema é pela diplomacia, baseada nas regras e tratados internacionais, acrescentou.

Solana também avaliou que houve avanços nas reuniões da última quarta-feira e desta quinta-feira. Mas 'isto não pode ser considerado o início de negociações formais, apenas os preparativos' para futuros encontros, ressaltou.

- Antes de deixarmos Ancara, vamos preparar a próxima reunião, acrescentou.

Solana e Larijani se reunirão nesta quinta-feira novamente em Ancara. Os dois não disseram quando e onde serão os próximos encontros.

O objetivo das conversas é desbloquear a polêmica nuclear entre o Irã e a comunidade internacional.

O Conselho de Segurança da ONU exige a suspensão do programa de enriquecimento de urânio iraniano. Mas o Irã rejeita a exigência, apesar do regime de sanções diplomáticas imposto pelas Nações Unidas.