Bush visitará a Polônia em junho, indica jornal

REUTERS

VARSÓVIA - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deve visitar a Polônia em junho para conversas sobre a instalação de parte do sistema de defesa antimíssil dos EUA no país, afirmou o diário polonês Rzeczpospolita no sábado, citando uma fonte governamental.

- Nós estamos esperando que Bush venha - disse a fonte, acrescentando que a visita foi agendada por Elzbieta Jakubiak, chefe de gabinete do presidente Lech Kaczynski, durante uma recente visita à Washington.

Autoridades na embaixada norte-americana não foram encontradas para comentar a reportagem. Bush estará na Europa nos dias 6 a 8 de junho para uma reunião do G8 na Alemanha. Ele também deve visitar a República Tcheca durante a viagem.

Washington quer instalar dez interceptadores de foguetes na Polônia e um radar na República Tcheca até 2012 como parte de um sistema multibilionário desenhado para abater mísseis de países como o Irã.

O governo polonês apoia o escudo, dizendo que aumentaria a segurança do país. Entretanto, a opinião pública está dividida. Críticos dizem que a instalação do sistema poderia fazer com que a Polônia fosse um alvo para terroristas.