Maliki visitará o Egito no domingo para se reunir com Mubarak

Agência EFE

CAIRO - O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, vai se reunir neste domingo no Cairo com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, indicaram fontes do Ministério de Assuntos Exteriores do Egito.

As conversas se centrarão nas contribuições que o Governo egípcio e a instituição pan-árabe podem fazer para ajudar a restaurar a segurança e acabar com a violência no Iraque, acrescentaram as fontes à Efe.

Inicialmente, estava previsto que Maliki chegasse ao Cairo hoje, em sua primeira visita ao Egito desde que assumiu o cargo, em maio do ano passado.

A viagem ocorre em um momento de fragilidade para o Governo dirigido por Maliki que enfrenta um aumento da violência sectária no Iraque e a instabilidade gerada pela renúncia dos ministros do Bloco Sadr.

Esta semana, os seis ministros do Bloco Sadr se retiraram do Governo iraquiano devido à recusa de Maliki a negociar um calendário para a retirada das tropas estrangeiras do Iraque e ao fracasso do Executivo em combater a insegurança no país.